1.5.07

Prêmios Billboard à Música Latina

A Maior Festa Latina
Artistas revelação e os mais consagrados brilharam na cerimônia de entrega dos Prêmios Billboard à Música Latina.
Primeiro foi o colombiano Fonseca, que levou o prêmio de ‘Melhor Álbum Tropical Novo Artista’, preparando assim o terreno para que outros artistas jovens subissem ao palco do Bank United Center de Coral Gables para receber mais prêmios.
A seguinte foi a mexicana Yurida, que alçou com o ‘Melhor Álbum Pop do Ano, Nova Geração’, com sua produção ‘La voz de um ángel’.
No entanto, os artistas de grande trajetória não ficaram atrás. Francisco Saldaña integrante do duo Luny Tunes recebeu o prêmio ‘Produtor do Ano’ e o grupo mexicano Alegres de la Sierra ficou com o ‘Melhor Tema Regional Mexicano’.
A gala aconteceu em meio a homenagens. O espanhol Miguel Bose foi premiado com o prêmio à sua trajetória de 30 anos e Ricardo Montaner recebeu o seu por trabalho social, um prêmio que no ano passado foi para a colombiana Shakira.
Muitos fãs seguiram com tristeza a cerimônia, já que a apresentação de Paulina Rubio foi a última como solteira, já que se casará no próximo 30 de abril no México.

Os Billboard Latinos foram para México
Os grandes ganhadores na XVIII entrega anual dos Prêmios Billboard da Música Latina foram os artistas mexicanos.
Mariano Barba levou quatro prêmios, RBD três, Paulina Rubio e Maná dois cada um na cerimônia.
O artista Mariano Barba, originário de Jalisco, ganhou prêmios na categoria Regional Mexicano por Air Play do Ano, Solista Masculino, Álbum e Tema da Nova Geração e Canção Latina do Ano por ‘Aliado del Tiempo’.
Na categoria Pop, o grupo RBD ganhou o Álbum do Ano Duo ou Grupo com ‘Celestial’, Top Latin Álbum Artista do Ano e Turnê Latina do Ano.
Paulina Rubio por Álbum Pop Feminino por ‘Ananda’ e o Tema Air Play Feminino do Ano pela canção ‘Ni una Sola Palabra’. Maná, por sua parte, obteve o prêmio pelo Álbum Rock Alternativo do Ano com ‘Amar es Combatir’ e pelo Tema Pop Air Play do Ano, Duo ou Grupo com ‘Labios Compartidos’.
Seus compatriotas Ana Ganriel, Yuridia, Grupo Montéz de Durango, Joan Sebastian e Jenni Rivera ganharam um prêmio cada um.
O duo porto-riquenho de Wisin y Yandel ganhou dois prêmios, igual a India, Anais, Aventura e Toby Love.
Paulina Rubio foi a encarregada de abrir o show com seu tema ‘Ni una sola palabra’, seguida do porto-riquenho Don Omar que fez dançar umas cinco mil pessoas no auditório, cuja cenografia incluiu três diferentes cenários multicolores.
A cerimônia televisada ao vivo pela rede Telemundo nos Estados Unidos e na América Latina através do canal a cabo E-Entertainment foi animada pela atriz mexicana Marlene Favela e pelo ator e cantor porto-riquenho Carlos Ponce.
Paulina Rubio deu um toque de alvoroço no tapete verde por onde desfilaram os artistas e cantores, ao dar um beijo na boca de Miguel Bose com o qual colabora em seu álbum ‘Papito’ e lhe dizer “ele é meu paizinho”.
Na cerimônia Bose foi honrado pelos seus 30 anos de Trajetória Artística e Ricardo Montaner com o prêmio Espírito da Esperança pelo trabalho de suas fundações ‘Hijos del Sol’ e ‘Ventana de los Cielos’ em benefício das crianças.
Os prêmios Billboard Latinos são totalmente diferentes a outras entregas de prêmios, porque são entregues com base nos níveis de vendas e de popularidade na rádio dos cantores que publica a revista homônima em suas listas semanais.

O Reggaetón do R.K.M & Ken domina os candidatos aos Prêmios Billboard
A dupla de ‘reggaetón’ Rakim & Ken-Y resultou hoje o claro favorito dos candidatos dos prêmios Billboard da Música Latina 2007 ao receber sete nomeações.
O duo porto-riquenho da música urbana foi nomeado aos prêmios nos Hot Latin Song: ‘Artista do Ano’ e ‘Álbum Reggaetón do Ano’ com ‘Masterpiece: Nuestra Obra Maestra’; Hot Latin Song: ‘Duo ou Colaboração Vocal’ e Tema Tropical Airplay do Ano: ‘Duo ou Grupo’ com ‘Tengo um Amor’ e Hot Latin Song: ‘Canção do Ano’, ‘Tema Reggaetón do Ano’ e ‘Ringtone Latino do Ano’ por seu tema ‘Down’. Muito próximo dos rappers e com cinco nomeações resultou finalista a cantora de música tropical India, conhecida como a ‘Princesa da Salsa’, que depois de quatro anos de ausência regressou com os discos ‘Pura Salsa’ e ‘Soy Diferente’, que lhe valeram três candidaturas.
Também com cinco candidaturas figura o cantor-compositor mexicano Mariano Barba que surpreendeu aos adeptos da música regional mexicana com sua produção ‘Aliado del Tiempo’.
Os prêmios, que se outorgaram em Miami dia 26 de abril, honram aos discos, canções e cantores mais populares em seu gênero, segundo as vendas atuais e informes das emissoras de rádio na lista semanal de Billboard.
De 11 de fevereiro de 2006 até 3 de fevereiro de 2007 é o período em que os álbuns têm que ser lançados para ser considerados nas categorias que inclui os gêneros Pop, Rock/Alternativo, Tropical, Regional Mexicano, Reggaetón e Hip-Hop.
Os prêmios também reconhecem ganhadores em categorias como ‘Hot Latin Song’, ‘Top Álbum Latino’, ‘Artista do Ano’, ‘Ringtone Latino do Ano’, ‘Turnê do Ano’, assim como o Compositor e Produtor do Ano.
Entre os agraciados em receber quatro candidaturas ao Prêmio Billboard à Música Latina 2007 se encontraram a banda de rock em espanhol Maná, a cantora colombiana pop Shakira, o cantor-compositor mexicano Joan Sebastian, o intérprete e compositor colombiano Fonseca.
Por sua parte, a sensação mexicana do pop RBD, o duo bachateiro Aventura, o binômio do reggaetón composto por Wisin y Yandel, a revelação dominicana Anais, e seu compatriota Toby Love, que saltou à popularidade graças a sua fusão de bachata e hip-hop, também foram finalistas ao prêmio com quatro nomeações.
Dentre os que competiram por três prêmios encontram-se, o rei do reggaetón Daddy Yankee, Ricky Martin, o cantor-autor de reggaetón Don Omar, e o rapper haitiano e estrela do reggae Wyclef Jean, que comparte colaboração com a cantora Shakira.
Destacados artistas de diversos gêneros musicais como Chelo, Calle 13, Anais, Akwid, Sérgio Mendes, Néstor Torres, Jaci Velásquez, AB Quintanilla e Kumbia All Starz, assim como Bebe, Andy Montañéz, Ana Gabriel, El Gran Combo, Extreme, Jeremías, Camila, Intocable e Tierra Cali também figuraram como nomeados.
Os prêmios foram a culminação da XVIII Conferência Anual Billboard da Música Latina, que foi celebrada de 23 a 26 de abril em Miami.

Artistas hispânicos querem distribuir idéias positivas com sua música
Os artistas hispânicos pretendem utilizar sua música para distribuir idéias positivas aos jovens, indo mais além das mensagens estereotipadas sobre temas sexuais, segundo indicaram em uma conferência com motivo da entrega dos prêmios Billboard à Música Latina.
Eduardo García, integrante do grupo de hip-hop latino Kinto Sol, destacou que é fundamental utilizar a música para disseminar idéias positivas aos jovens.
René Pérez, o “residente” do popular grupo duplo de reggaetón Calle 13, opinou que as mulheres não devem limitar-se à função de ser objetos sexuais em um gênero musical que perpetua uma atitude prepotente nos homens.
Um dos pais do reggaetón, DJ Nelson, aconselhou estudar vertentes musicais diversas para não permanecer estancado no panorama atual da música urbana.
Toas estas inquietudes passaram a reluzir na discussão intitulada “Rap, ritmo e reggaetón”, dedicada a discutir o estado atual do reggaetón no panorama mundial.
García, conhecido como El Chivo, exortou seus companheiros artistas a serem conscientes de que seu público está composto principalmente de adolescentes.
“É importante dar uma mensagem positiva à juventude, em inglês ou em espanhol. Não devemos apoiar a má imagem que nos dão os grupos com menos talento”, disse García, cujo grupo acaba de lançar ao mercado sua quarta produção musical: ‘Los hijos del maíz’.
Para o vocalista do Calle 13 o gênero do reggaetón é bastante machista, já que enquadrou a mulher no rol de ser somente o interesse sexual do homem.
“Eu sempre tenho o cuidado de que minhas letras não denigram a mulher. Tenho quatro irmãs que sempre estão me vigiando”, disse o ‘residente’.
DJ Nelson, cujo mais recente disco ‘Flow la Discoteka, Vol. 2’ mistura ritmos do mariachi mexicano e do pop estadunidense da década de 80, é um verdadeiro defensor da diversidade musical.
“O gênero (reggaetón) está em plena evolução; já não é uma simples base rítmica. Agora graças às contribuições de gente como Calle 13, Tego Calderón e este servidor, o reggaetón conseguiu alcançar difusão em todo o mundo”, disse o intérprete.
Os discursistas também falaram sobre sua visão do que denominam como ‘tiraera’, a forma em que os artistas da música urbana criticam e se defendem dos ataques de seus homólogos.
“A ‘tiraera’ é a parte fundamental do reggaetón”, disse o intérprete do Calle 13. “Alguém trata de ser forte, porém quando é insultado fica difícil manter a compostura”, completou.
Para El Chivo, o fenômeno tem um tom mais poético. “Se me insultam em poesia já adquirem meu respeito. Insultar-me sem vulgaridades e com classe é uma arte que admiro”.

Todos os vencedores dos Billboard Latinos
Conheça todos os vencedores da grande cerimônia dos Billboard Latinos 2007:

Categoria Geral
- Canção do Ano: ‘Aliado del Tiempo’, Mariano Barba
- Canção do Ano, Duo ou Grupo: ‘Hips Don’t Lie’, Shakira com Wyclef Jean
- Artista do Ano: Wisin y Yandel
- Artista do Ano (Top Latin Álbum): ‘Celestial’, RBD
- Melhor Álbum de Rock/Alternativo do Ano: ‘Amar es Combatir’, Maná
- Turnê do Ano: RBD
- Canção Club Dance do Ano: ‘Just for one Night/Solamente una Noche (Dance Remixes)’, India
- Melhor Álbum de Grandes Êxitos do Ano: ‘Amor Eterno: Los Êxitos’, Rocío Dúrcal
- Melhor Álbum Gospel/Cristão do Ano: ‘Alegría’, Marcos Witt
- Escrito do Ano: Anthony “Romeo” Santos
- Produtor do Ano: Luny Tunes

Categoria Pop
- Melhor Álbum de Pop, Masculino: ‘Amor’, Andrea Bocelli
- Melhor Álbum de Pop, Feminino: ‘Ananda’, Paulina Rubio
- Melhor Álbum de Pop, de um Duo ou Grupo: ‘Celestial’, RBD
- Melhor Álbum de Pop, de um Novo Artista: ‘La voz de un Ángel’, Yuridia
- Melhor Canção Pop, Artista Masculino: ‘A ti’, Ricardo Arjona
- Melhor Canção Pop, Artista Feminino: ‘Ni una Sola Palabra’, Paulina Rubio
- Melhor Canção Pop, Duo ou Grupo: ‘Labios Compartidos’, Maná
- Melhor Canção Pop, Novo Artista: ‘Lo que son las Cosas’, Anais

Categoria Tropical
- Melhor Álbum Tropical, Masculino: ‘Decisión Unánime’, Víctor Manuelle
- Melhor Álbum Tropical, Feminino: ‘Soy Diferente’, India
- Melhor Álbum Tropical, de um Duo ou Grupo: ‘K.O.B.: Live’, Aventura
- Melhor Álbum Tropical, de um Novo Artista: ‘Corazón’, Fonseca
- Melhor Canção Tropical, Artista Masculino: ‘Qué Precio Tiene el Cielo’, Marc Anthony
- Melhor Canção Tropical, Artista Feminino: ‘Lo que son las Cosas (Versión Salsa)’, Anaís
- Melhor Canção Tropical, de um Duo ou Grupo: ‘Los Infieles’, Aventura
- Melhor Canção Tropical, de um Novo Artista: ‘Tengo un Amor’, Toby Love

Categoria Regional Mexicano
- Melhor Álbum Regional Mexicano, Masculino: ‘Más Allá del sol’, Joan Sebastián
- Melhor Álbum Regional Mexicano, Feminino Solista ou Grupo: ‘La Reina Canta a México’, Ana Gabriel
- Melhor Álbum Regional Mexicano, Duo ou Grupo Masculino: ‘Borrón y Cuenta Nueva’, Grupo Montez de Durango
- Melhor Álbum Regional Mexicano, de um Novo Artista: ‘Aliado del Tiempo’, Mariano Barba
- Melhor Canção Regional Mexicana, Artista Masculino: ‘Aliado del Tiempo’, Mariano Barba
- Melhor Canção Regional Mexicana, Grupo Masculino: ‘De Rodillas te Pido’, Alegres de la Sierra
- Melhor Canção Regional Mexicana, Solista ou Grupo Feminino: ‘De Contrabando’, Jenni Rivera
- Melhor Canção Regional Mexicana, de um Novo Artista: ‘Aliado del Tiempo’, Mariano Barba

Categoria Urbana
- Melhor Álbum de Reggaetón: ‘King of Kings’, Don Omar
- Melhor Canção de Reggaetón: ‘Down’, Rakim y Ken-Y
- Melhor Álbum Rap/Hip-Hop do Ano: ‘Toby Love’, Toby Love

Nenhum comentário: