10.5.07

Chambao debuta oficialmente nos Estados Unidos

Chambao
Com um emotivo show em Miami, o grupo espanhol teve sua apresentação oficial na América. María del Mar Rodríguez ‘La Mari’ cativou o público com sua simplicidade e realizou um memorável show na nova etapa de Chambao.
O grupo nascido em Málaga (Espanha) capturou a atenção do público e da indústria graças à mistura de flamenco com música eletrônica, entregando uma proposta nova que com o passar dos anos se consolidou. A banda tomou o nome das barracas que são utilizadas na praia para proteger-se do sol e desde então Chambao é um sinônimo de flamenco, saber e muito positivismo em suas letras.
Terra.com compartiu em exclusivo alguns minutos com ‘La Mari’ antes de seu show realizado em The Bandshell, um pequeno auditório que convocou cerca de mil pessoas que se reuniram para viver este debute. Fanáticos, curiosos e muitas famílias com crianças foram testemunhas de um grande show.
“Na verdade Chambao está começando, não estamos acostumados a concertos multitudinários, de milhares de pessoas, mas acredito que tocar em frente de um auditório pequeno é especial”, comenta La Mari. “Aqui talvez se reúnam mil pessoas, mas todos eles vêm para gozar de nosso show, sabem nossas canções e vemos uma mistura muito linda de público porque não encontramos só espanhóis, também vemos sul-americanos e inclusive muitos americanos”, explica.
Até hoje Chambao editou três discos: Flamenco Chill (2002), Endorfinas en la mente (2003), Pokito a poko (2005) e em 2007 visita pela primeira vez Estados Unidos. La Mari participou recentemente no concerto unplugged de Ricky Martin, no final de 2006, com a canção ‘Tu Recuerdo’.
“As pessoas pensam que essas colaborações são planejadas, que acontecem por caprichos dos produtores ou do pessoal da indústria. Não é assim. É simplesmente uma reunião de amigos, o resultado de uma conexão e uma química com um artista que comparte suas idéias e conceitos e que se transformam em canções. Essa participação com Ricky foi mágica e me parece que esse disco é muito interessante. Dá-lhe uma ‘lavagem de cara’ a sua imagem de símbolo sexual. Ele é um artista, um grande cantor, uma pessoa muito especial que quando está em um palco leva sua energia e amor às canções”, comenta La Mari.
E esta não é a primeira colaboração, pois no passado La Mari participou na interpretação de várias canções com Jarabe de Palo, Macaco e Cesárea Évora, entre outros.
“A música continua evoluindo muito. Nos anos 80 eu escutava os discos de vinil, não pensávamos que um computador poderia armazenar música e reger a vida diária, mas agora é assim e devemos nos adaptar e tirar vantagem disso. Não é como será no futuro, a música atual é uma mistura do original com o clássico, muito parecido ao que nós fazemos, misturando um ritmo tradicional de Andalucía (flamenco) com a eletrônica que escutava quando era menina... e talvez seja o mesmo que vemos em nossos países. Tantas culturas misturadas, tantas pessoas de diferentes origens que compartem suas raízes, sua comida, sua música, tudo para criar um conceito universal, isso é o mais charmoso que estamos vivendo nestes tempos modernos”, disse La Mari.
O carisma de La Mari é único, o público a ama por sua voz, alegria e poder sobre o palco. Com lágrimas terminou o show, muito agradecida pela recepção desse primeiro show nos Estados Unidos e descobriu que o mundo aprecia não somente sua música, mas também tudo o que ela representa a frente de Chambao. “Eu sou muito feliz, vivo agradecida com a vida por tudo o que ela me dá. Eu sou uma menina humilde, que foi criada com o trabalho e esforço de minha mãe que limpava casas e meu pai que era pedreiro. Meus quatro irmãos e eu crescemos felizes e acredito que isso se reflete também na música e na tarimba. Meus pais são minha inspiração para produzir uma música positiva e cheia de amor”, pontua La Mari.
Chambao é dono de um estilo, um som próprio e um selo particular que começa a recorrer o mundo. La Mari é sua voz e imagem, mas Chambao é todo um conceito que deve ser escutado e visto.

Nenhum comentário: