5.2.07

Ativistas da Música











Iniciativas como a do grande concerto Live 8, realizado simultaneamente em várias capitais do mundo, demonstraram que a música tem um dos poderes de convocatória mais grandes.
No caso pontual deste concerto que através da campanha ‘Make Poverty History’, levou-se aos presidentes das oito nações mais ricas do mundo uma petição para que deixassem de investir recursos em guerra e os destinassem a combater a pobreza e a fome no mundo.
Shakira
A sexy colombiana também tem muito claro que quer ajudar, principalmente à infância de seu país.
O primeiro passo foi a criação de sua fundação ‘Pies Descalzos’ com a qual construiu escolas em regiões marginalizadas da Colômbia.
Depois de haver sido convidada aos concertos do Live 8, Shakira decidiu voltar seu projeto de ajuda macro e convidar grandes personalidades da música latina a uma nobre causa.
Por isso, dia 12 de dezembro de 2006 nasceu a fundação ALAS – América Latina en Acción Solidária.
A ela pertencem Shakira, Juanes, Diego Torres, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra e Miguel Bose, entre outros.
Como presidente honorário da Fundação foi nomeado o Nobel de Literatura Gabriel García Márquez.

Juanes
O colombiano luta em seu país em contra das minas anti-pessoas, utilizadas pelos grupos à margem da lei em se país.
Os principais afetados por estes artefatos são as crianças, por isso Juanes criou a Fundação Colombia sin minas.
O trabalho de Juanes com esta fundação foi muito solidário. Chegou até o Parlamento Europeu com sua música para mostrar aos dirigentes de outras nações o flagelo que se vive na Colômbia por causa destas minas.
Também conseguiu unir reconhecidas vozes como Laura Pausini, Luis Fonsi e Ricardo Montaner, entre outros, em um concerto a favor das vítimas destes artefatos.

David Bisbal
O ‘Torbellino español’, em seu disco ‘Premonición’, na canção ‘Soldado de papel’ denuncia e repudia que se utilizem crianças em conflitos armados.
Por isso, no videoclipe desta canção, ele corta o cabelo junto com crianças que atuam com ele no clipe.
A respeito David Bisbal afirma “Que haja guerras me parece inevitável, mas que roubem a infância de uma criança para pôr-lo na primeira linha da batalha, é o pior do mundo”.

Ricky Martin
O boricua preside a Fundação com seu mesmo nome, que trabalha em prol da infância no mundo.
Entretanto, Ricky Martin, agora também humanista, mostrou-se muito preocupado com a desigualdade na distribuição da riqueza no mundo.
Em uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ricky Martin explicou que a pobreza somente é um fator diante do problema da desigualdade, já que este se apresenta em todas as nações do mundo, inclusive nas mais ricas.
Ricky Martin fez um chamado para que todos os governantes do mundo dêem uma solução a este problema.

Nenhum comentário: