27.12.06

Um grande parque homenageará Juanes em Medellín

Juanes
O governo de Medellín deu em nome do cantor-compositor Juanes um gigantesco parque que se construirá no populoso setor residencial do noroeste desta cidade colombiana, anunciaram hoje as autoridades locais.
O parque Juanes de la Paz será o primeiro espaço público do país que leva o nome do cantor, guitarrista e compositor, nascido nessa capital regional em agosto de 1972. O administrador, Sergio Fajardo, destacou que o cantor-compositor converteu-se no porta-voz da "restauração da cidade no mundo" e também em um "grande símbolo" da causa social em favor das pessoas mutiladas pelas minas anti-pessoais e outros artefatos explosivos. O projeto terá um custo de 9350 milhões de pesos (mais de 3,65 milhões de dólares) e ocupará um prédio de 70563 metros quadrados doado pela Fundação Saldarriaga Concha, entidade privada criada por uma família de industriais da cidade. Essa entidade dedica-se à reabilitação de pessoas com limitações físicas, tarefa que coincide com a Fundação Mi Sangre, criada pelo cantor-compositor e que socorre vítimas de minas e outros explosivos.
O parque Juanes de la Paz contará com cenários e equipes que permitam aos descapacitados a prática de esportes e atividades recreativas, sublinho o administrador Fajardo ao apresentar à imprensa a iniciativa.
O projeto inclui várias quadras de tênis e de futebol, dois edifícios, uma zona verde com 770 árvores, um centro de condicionamento físico para descapacitados, uma sala de computadores, um teatro ao ar livre, estacionamentos e a recuperação da bacia de um riachinho, além de uma sede para a Fundação Mi Sangre.
El Juanes de la Paz será o primeiro "parque público multisensorial" que é construído em Medellín, segundo os responsáveis pela iniciativa, que explicaram que ali poder-se-á experimentar o que sente uma pessoa com limitações físicas como a cegueira ou a falta de extremidades, mediante atividades como atravessar um túnel sem iluminação ou atuar com as mãos atadas.
Na zona de influência do parque, que abrange dez bairros, vivem umas 540000 pessoas.

Nenhum comentário: