30.11.06

Enhorabuena


Estamos começando agora de fato o nosso blog. Abaixo vocês encontrarão já as primeiras notícias e no final da página vocês saberam o objetivo e como funcionará o blog.
Espero que todos vocês gostem e participem ativamente, COMENTEM e por favor me ajudem DIVULGANDO, que é o que eu preciso inicialmente.
Estou aberto à idéias, dicas, opiniões, e todo tipo de ajuda.

Enfim, iniciamos o mês de dezembro e o nosso blog com muita expectativa e alegria. Neste final de ano conhecemos e conheceremos alguns cd’s novos: Celestial(15/12 no Brasil) do grupo mexicano RBD, El Tren de los Momentos do aclamado Alejandro Sanz(já à venda) e MTV Unplugged Ricky Martin (1/12 no Brasil), além de muitos outros.
Obs.: Desculpa se alguma data estiver errada, porque nem sempre as datas são divulgadas corretamente.

Sejam todos BEM-VINDOS!!!!!!!
Bruno Dantas

En La Tele


No primeiro En La Tele nós temos uma entrevista com o Christopher do RBD contando um pouco das novidades da banda.
Também vocês poderão baixar dois clipes dos últimos sucessos: "Ser o Parecer" e "Tu Amor".
Como a maioria desses vídeos, a imagem não está muito boa, mas vale a pena assistir.
Comentário: O clipe Ser o Parecer é legal, mas eu particularmente prefiro o clipe Tu Amor, ele é muito bonito e romântico também.
Espero que gostem e dêem idéias para os próximos En La Tele.

Clipe-Ser-O-Parecer

Clipe-Tu-Amor

Neste mês choverá músicas

RBD

Em todo o continente americano, você encontrará o grupo RBD tocando na rádio, nem se diga aqui no Brasil. O sexteto está em meio a uma tempestade musical, eles estão gravando três CD’s em menos de seis meses: um em espanhol e sua tradução em português e outro disco em inglês. Christopher deu uma entrevista ao site Batanga (http://www.batanga.com/) e contou um pouco como foram esses últimos meses.

Vocês estiveram muito ocupados ultimamente gravando um CD para conquistar o mercado estadunidense. Fale-me desta produção e do idioma que há nele.
Foi feito sim um disco todo em inglês, temos uma canção que é “Tu amor” que é tipo Spanglish, e temos canções dos primeiros discos, traduzidas, que são totalmente em inglês.
Como foi a experiência de cantar em idiomas que não são nativos para vocês?
É muito divertido na verdade. Para mim, pessoalmente, não foi difícil gravar o disco em inglês, mas o que me pareceu um pouco mais complicado foi o disco em português, este sim esteve um pouco mais difícil.
Como se prepararam para ele?
Sempre temos um ‘coach’ que está conosco apoiando-nos. Para o inglês tivemos um que se chama Sam, ele trabalhou com Robert de Niro, e é muito bom realmente.
Vocês como grupo ficaram bastante conhecidos nos últimos três anos. Que planos têm já que chegaram no topo?
Cada um de nós havia feito diferentes coisas, porém definitivamente o projeto que nos levantou mais foi este. Eu acredito que foi um projeto que ninguém imaginou que ia chegar a tanto. Já feito estamos para estrear a série em formato de cinema, que é algo muito novo para Televisa. A série é a história do grupo RBD, ou seja, continua sendo ficção, mas vão conhecer o que é o grupo, como são os amores e desamores fora de cena e as brigas e todo tipo de coisas que acontecem. São totalmente ficção.
Como vocês fazem para separar ficção da vida normal... ou seja, quando chega a hora de baixar o telão é difícil?
Às vezes sim, às vezes alguém leva o personagem para outros lugares, mas no cenário eu jogo o papel e no momento em que gritam ‘Corta’ sou eu mesmo, então acredito que é importante ter clara essa idéia.
Quais são suas expectativas da estréia em inglês?
O que mais me tem emocionado é estar nos Estados Unidos, cantar para outro público em outro idioma. É algo que sempre me emociona, desde que começamos a cantar com RBD no Brasil tem sido muito emotivo para nós.
Como foi para vocês interpretar as canções de uma cantora-compositora da trajetória de Diane Warren, “Tu Amor” e “Wanna Be the Rain”?
Ela é uma pessoa muito simples e na verdade nos demos muito bem com ela. Acredito que estas canções vão passar à história por ser de Diane Warren.
O que há de novo neste disco?
O disco é uma combinação de R&B, tem uma de reggaeton, há outra no estilo ’80 que é de Shannon que se chama “Let the Music Play” e temos três canções do primeiro disco em inglês e três do segundo também em inglês.
Também fizeram o disco Celestial, que está disponível em espanhol e português. O que pode nos contar deste?
Aí se escuta a evolução do RBD, porque há mais produção em todas as canções e você se dá conta da produção musical. Há canções muito bonitas, uma que se chama “Quizás”, “Celestial” são canções muito boas. “Ser o Parecer” que é a primeira música de trabalho, e o vídeo que gravamos no México.
Como escolheram o ‘look’ de RBD neste disco?
Anahí teve a idéia de termos a imagem de mendigos.
Que lista vocês jogam na hora de compor canções?
Todavia não pusemos mão no que está escrito por agora, mas acredito que cada um pessoalmente o fez. Eu acredito que será para o próximo disco no qual poderemos melhor dar idéias; ainda que demos idéias quanto ao show quando se faz o repertório para escolher as canções, nós temos voz e voto. Porém ainda não tivemos participação ao escrever uma canção, mas eu acredito que para o próximo disco... pelo menos eu quero me meter em algumas canções.
Você toca algum instrumento?
Sim, eu toco bateria e Poncho está aprendendo a tocar guitarra e Anahí acabou de comprar uma guitarra nos Estados Unidos porque quer aprender a tocar. Eu creio que o aprender a tocar instrumentos é muito divertido porque você está aprendendo algo bom para você mesmo e é muito bonito saber tocar um instrumento, mas além disso dá ao público outra visão de sua música em um show. Acredito que quanto mais preparado você está, melhor.
Com tanto trabalho, como se mantêm em forma?

Antes de montar o cenário, nos preparamos vocalizando com o baixista e também quando estamos no México temos aulas de canto e assim praticamos a vocalização pelo menos duas vezes na semana.
E agora todos moram no México?

Sim, talvez no futuro teremos a opção de virmos aos Estados Unidos, mas por agora, estamos no México.Que planos têm para o futuro?
Eu adoraria continuar com RBD, eu acredito que isso quem vai decidir é o público, o quanto vai durar o RBD. Eu penso seguir na música e na atuação – não quero deixá-la porque me encanta.

(a entrevista original é em espanhol, acima você encontrou a tradução, em alguns trechos escrevi somente o contexto, para melhor compreensão).

En La Radio


Começamos o nossa En La Radio, com algumas notícias (ainda poucos, porque corri para estar estreiando o blog hoje) e já temos três músicas para download, sendo que duas estão no nosso "Lo Que Prefieras". Espero que gostem, dêem as suas opiniões, e como não tentei ainda fazer o download para ver se estão prestando, qualquer problema me digam que eu tentarei solucionar.
Os downloads estão no rapishare. Partindo do pressuposto que todos sabem mexer, não explicarei como utilizar, mas se quiserem eu digo.



Cuantos-cuentos-cuento

Ni-Una-Sola-Palabra

Ni-Freud-Ni-Tu-Mama

La Oreja de Van Gogh "Más Guapa"


La Oreja de Van Gogh

Um CD duplo que contem todas as canções de “Guapa”, seu disco anterior, mais doze novos temas da banda donostiarra.
Título: Más guapa
Artista: La Oreja de Van Gogh
Gravadora: Sony BMG
Formato: CD duplo
Com o disco “Guapa”, lançado em abril de 2006, os espanhóis ganharam sete Discos de Platina ao redor do mundo e ficaram com o Grammy Latino 2006 de Melhor Álbum Pop.
Hoje, a dez anos da formação da banda, Amaia Montero, Pablo Benegas, Xabi San Martín, Álvaro Fuentes e Haritz Garde lançam “Más Guapa”, uma reedição do aclamado disco, com um plus: doze novos temas e reversões dos incluídos na primeira versão, “V.O.S” e “Cuantos cuentos cuento”
O lançamento deste trabalho (dia 5 de dezembro) encontra o quinteto rodando pelos Estados Unidos, em uma série de 13 shows.

Belinda Atrás dos Famosos



Belinda

Como toda adolescente, Belinda tem grandes sonhos, e um deles envolve a das sexys mulheres da música, a quem a jovem artista admira.
A cantora mexicana Belinda, que lançou recentemente seu disco “Utopía” e com ele, a canção “Ni Freud, ni tu Mamá”, não quer ficar um segundo quieta e já planeja futuras alianças.
Em uma coletiva de imprensa em Monterrey (México), Belinda confessou que poderia fazer um dueto com um das divas do pop Paulina Rubio, e assegurou que ainda que não tenha nada confirmado, poderia ocorrer essa união.
“Os gostos musicais dela (Paulina Rubio) são extraordinários, além de linda é uma mulher mexicana”, completou Belinda.
Por outro lado, com respeito a sua interpretação de “Hips Don’t Lie” em uma versão mais roqueira, na entrega dos MTV Latinos 2006, Belinda disse que não pretendia copiar a Shakira e que o objetivo era fazer uma homenagem à canção mais importante de 2006.
Completando, Belinda não negou que quisesse fazer um dueto com a colombiana, e disse “Shakira é Shakira”.
Com essas declarações, Belinda demonstra que tem projetos muito ambiciosos para sua carreira, e a única coisa que falta é chegar a Hollywood, destino que também não descarta.
Comentário: Em primeiro lugar eu gostaria de deixar claro que eu gosto da Belinda, ela tem músicas legais. Mas convenhamos que a apresentação dela cantando Hips Don't Lie foi horrível, e não foi homenagem nenhuma, ela simplismente acabou com a música. Porém ela foi bem sensata em dizer: 'Shakira é Shakira'.

29.11.06

A Mulher do Ano


Paulina Rubio

Não há dúvida que a cantora Paulina Rubio teve um de seus melhores anos, não somente ela percebeu seu êxito, como também fez a revista espanhola GQ, que a nomeou como “A Mulher de 2006”.
Primeiro foi o sucesso do lançamento de seu disco “Ananda”, que alcançou em poucos dias grandes vendas.
Logo, veio o posicionamento de sua música “Ni uma Sola Palabra” nos primeiros lugares de audiência na Espanha, Estados Unidos e América Latina.
Depois, Paulina Rubio confirmou que em 2007 se casará com seu namorado Nicolas Vallejo Nájera e terá um casamento de conto de fadas.
Todos esses motivos reunidos, fazem de Paulina Rubio uma profissional e uma trabalhadora incansável que conseguiu uma destacada carreira musical de projeção internacional.
Por isso, na entrega do prêmio GQ em Madrid (Espanha), Paulina Rubio recebeu o primeiro reconhecimento desta revista, dirigida ao público masculino, concedido a uma mulher.

A la Cama no te Irás sin Saber una Cosa más


1ª Parte - A Fondo (Conhecendo a História do Grammy Latino)


O objetivo principal do Grammy Latino é reconhecer a qualidade artística e/ou técnica, e não a vendagem ou a posição nas listas de mais executadas no rádio. Tanto os indicados quanto os ganhadores são eleitos por votos de membros qualificados da Academia. Os eleitores são profissionais da indústria especialistas em sua área e pessoas de sucesso em sua profissão.

Surgimento da Academia


Michael Greene, presidente da Academia de Gravação, viajou ao México há 14 anos para seguir um sonho. Greene e outros líderes visionários da Academia haviam trabalhado por vários anos com a idéia de criar uma Academia Latina e prêmios Grammy especificamente para a cultura e a música latina. Até então, à música latina eram dedicadas apenas três categorias nos Prêmios Grammy, o que representava só uma pequena parte da riqueza desta música e de seus criadores.
O grupo foi ao México para sondar as possibilidades, sem saber o que esperar, mas cheio de expectativas e otimismo. Muitos pensaram que sua idéia era muito ambiciosa, mas a resposta positiva que receberam superou as esperanças. Chegou-se à conclusão de que era preciso ter uma Academia Latina, e de que o motivo era perfeito para sua criação. No entanto, para Greene a lição mais importante aprendida na viagem foi a magnitude do trabalho que havia para ser feito. Era preciso criar laços e uma consciência antes que a Academia pudesse se tornar realidade.
Passaram-se dez anos de trabalho. Dez anos advogando, convencendo membros importantes da comunidade musical latina e construindo pontes de entendimento entre culturas diferentes. Até que, em janeiro de 1997, foi criada a Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação - mais conhecida como Academia Latina da Gravação, a primeira corporação internacional formada pela Academia da Gravação.
Em 2000, mais precisamente no dia 13 de setembro daquele ano, a Academia Latina de Gravação de dispôs a apresentar a primeira edição do Grammy Latino, cuja festa foi realizada no Stapless Center, em Los Angeles.
Infelizmente, os Grammy Latinos não tiveram um bom começo, já que em seu primeiro ano foram cercadas de controvérsias devido à onda de críticas contra a família Estefan e os organizadores, que supostamente teriam manipulado a premiação e prejudicado os cantores mexicanos.
Na segunda edição da premiação, em 2001, grupos anticastristas criaram tumultos e ameaçaram a realização da cerimônia, o que fez com que os organizadores transferissem a sede para Los Angeles.
Na ocasião, exilados cubanos que pediam a presença de cantores da ilha realizaram protestos, ameaçando novamente a segurança dos organizadores, adiando o evento.
A premiação finalmente ocorreria em 11 de setembro, data dos atentados terroristas aos Estados Unidos. Por razões óbvias, a grande cerimônia preparada para a entrega dos gramofones foi cancelada e substituída por uma solenidade simples com a presença de apenas alguns ganhadores e jornalistas.
A partir de então, a cada nova edição do Grammy Latino, a qualidade vem melhorando consideravelmente, e com mais receptividade no mundo.

O Que é LARAS?

A Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação (Laras) é a primeira corporação internacional criada pela Academia Nacional das Artes e Ciências da Gravação (NARAS), que criou em 1957 a entrega anual de estátuas em forma de gramofone para reconhecer a qualidade da indústria discográfica.
A Laras foi criada em 1997 com o objetivo de reconhecer os destaques do trabalho musical, mas sobretudo com a idéia de melhorar a projeção da música hispânica.
A entidade é uma associação de indivíduos - como músicos, produtores e todos os profissionais da indústria da gravação - que estão dedicados a melhorar a qualidade de vida e a condição cultural da música e de seus realizadores.
Os membros da Academia, através de sua participação ativa, são quem se certificam de que os programas e trabalhos da Academia Latina sejam relevantes à indústria. Eles também são responsáveis pela integridade do processo de premiação, para que esse seja um reconhecimento baseado em mérito, e não nas vendas ou ranking de mais executadas. Além de produzir o Grammy Latino para premiar a excelência nas artes e ciências fonográficas da comunidade latina de todo o mundo, a LARAS se dedica a estabelecer programas educativos e de serviço na América Latina, procurar oportunidades de estabelecer contatos e advogar por seus membros em assuntos como a proteção dos direitos autorais e a legislação cultural. Outro compromisso da entidade é preservar a identidade e a vitalidade das centenas de tipos de músicas regionais que existem na América Latina e que estão espalhados por todo o mundo, formando a base da história musical latina.

28.11.06

Funcionamento do Blog



Eu postarei semanalmente no blog, e será dividido em partes:

1ª - Lo que Prefieras
Terá uma enquete semanalmente, com as 20 músicas do momento. Cada pessoa poderá votar nas suas músicas preferidas, até 5. E no final de cada semana, será divulgado as 5 músicas mais votadas.
2ª - En la Radio
Postarei as 3 músicas mais votadas, com seus respectivos links para download. Também postarei a letra e a tradução da música vencedora. Além disso, "En la Radio", vocês encontrarão todas as notícias referentes as novas músicas e cd's.
3ª - En la Tele
Postarei todas as notícias relacionadas a televisão: clipes, filmes, especiais, entrevistas etc.
4ª - Día Especial
Todo mês haverá um especial, seja sobre um artista, o cd do momento, um filme ou o que vocês preferirem. Nesse caso, serão postados tudo o que for referente ao tema escolhido em detalhes, dependendo, com o link para downloads, ou links para visitar.
5ª - A la Cama no te Irás sin Saber una Cosa más
Nesta parte, ao longo do mês estaremos falando sobre o universo latino antes do início do blog, ou seja, será postado tudo referente aos Grammys Latinos anterios, VMA's, Prêmios Lo Nuestro, e tudo o que fez parte da história latina e não tivemos oportunidade de ver.

Eu peço a colaboração de todos, seja com idéias, dicas, críticas etc. Prometo que aos poucos, com paciência e com a ajuda de vocês, o blog melhorará e poderemos, enfim, mostrar o que é ser latino. Desde já agradeço e por favor COMENTEM!

Sejam Todos Bem-Vindos!!!


Esclarecimentos Iniciais:

Este blog é um ponto de encontro de todas as pessoas que têm orgulho de possuir "sangre latino" nas veias, que tentam acabar com essa imposição da cultura norte-americana, com o preconceito ao espanhol.
Se você é amante da cultura espanhola e/ou hispano-americana, do idioma espanhol, encontrou o lugar certo.
Aqui, encontrarão tudo relacionado ao mundo latino: músicas, notícias, enquetes, filmes, e claro, poderemos trocas idéias, opiniões e conhecimentos sobre esse universo tão perto e tão desconhecido pela maior parte da população brasileira.
Peço a ajuda de todos para levantar essa bandeira e lembrar ao Brasil, que todos nós temos "Sangres Latinos" em nossos corações e devemos valorizar nossas origens.

Obs.: Não criticamos nem menosprezamos a cultura norte-americana, apenas queremos acabar com esse conceito de superioridade, e mostrar que os latinos são tão bons quanto!